Ilustração Científica UFMG

Concha bivalve Pecten, por Marco Anacleto.

Este é o blog do Curso de Extensão em Ilustração Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seu objetivo é promover a qualificação profissional para ilustradores de temas de Botânica, Zoologia e Biologia Geral, alinhado às normas internacionais de representação gráfica.


Um pincelada sobre a ilustração científica biológica

Para saber mais sobre a origem e a história da Ilustração Científica, baixe as lâminas inseridas logo abaixo.

Ilustração Científica: conceito - p. 1
Ilustração Científica: conceito – p. 1

 

 

 

 

Ilustração Científica: história - p. 2
Ilustração Científica: história – p. 2

 

 

 

Algumas instruções gerais para a ilustração científica.

PAPER do Curso - TEMA Instruções Gerais-1

61 comentários sobre “Ilustração Científica UFMG

  1. Gostei muito do material e principalmente da iniciativa da criacao do Blog, vai ser muito importante para a divulgação ,dessa arte tão linda e que ainda tão pouco reconhecida.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa noite, Thácita. Sim, o Instituto de Ciências Biológicas continuará oferecendo cursos de extensão em Ilustração Científica Biológica na UFMG. Esses cursos geralmente são oferecidos na modalidade “extensão” pela Fundep. Para saber quando serão oferecidos e como se inscrever, recomendo visitas periódicas no site da Fundep: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/. Abraços e obrigada pela visita.

      Curtir

    2. Thácida, em julho promoveremos um workshop de ilustração científica no ICB. Fique atenta os site da Fundep, pois as inscrições estarão abertas ainda no próximo mês.
      Eu também ofereço cursos intensivos em Brumadinho. Basta solicitar maiores informações através do e-mail:
      rosalvesp@gmail.com
      Fico feliz em saber que se interessa pela área.

      Curtir

      1. Boa tarde, Beatriz.
        Os cursos de extensão em Ilustração Científica Biológica para 2017 ainda estão sendo definidos, mas é bem provável que eles aconteçam no mesmo formato do ano passado (https://ilustracaocientificaufmg.wordpress.com/2016/05/19/oficina-de-ilustracao-cientifica-biologica-ufmg-2016/), isto é, na modalidade de uma oficina com uma semana de duração, possivelmente no mês de julho. Sugiro que você acompanhe as ofertas de curso diretamente no site da Fundep, onde você poderá também fazer sua inscrição: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=7253.
        Abraços e um ótimo 2017 para vc!

        Curtir

  2. Olá, sou bióloga e desenho por hobby. Tenho muito interesse em ingressar na área da ilustração científica, e acabei encontrando o blog de vocês! Adorei o material! Vocês conhecem algum curso de ilustração zoológica nas proximidades de Juiz de Fora ou Rio de Janeiro? Muito obrigada e parabens pelo material!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ei, Bianca! Obrigada pela visita e pela apreciação do nosso blog. Que bom que você gostou! Com relação a cursos na região de Juiz de Fora/Rio de Janeiro, vou passar a bola para a Rosa Alves, que é a pessoa mais bem relacionada dessa equipe, rsrs… Aguarde a resposta dela. Abraços!

      Curtir

  3. Olá Bianca,
    Não conheço ninguém que dê cursos de Ilustração zoológica em Juiz de Fora. E no Rio conheço um pessoal no JBRJ que dá cursos de ilustração botânica.

    Tenho oferecido cursos intensivos de ilustração zoológica em meu atelier em Brumadinho – MG.
    Os módulos são semanais – ou seja: de segunda a sexta-feira.
    Caso se interesse, favor me contatar pelo email:
    rosalvesp@gmail.com
    Em julho ofereceremos um Workshop de Ilustração Científica na UFMG. As matrículas estarão abertas em breve. Acompanhe o link do evento:
    http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/ListarCae.aspx?TipoCae=Evento

    Abraços,
    Rosa Alves Pereira
    Mestre em Ilustração científica

    Curtir

  4. Olah..sou de Belem…estou muito interessada…estou vendo a possibilidade de ir…vc conhece alguem do estado do PArá que domine essa tecnica?

    Curtir

  5. Olá Nadile,
    No Museu Emílio Goeldi, ai em Belém há alguns ilustradores que poderão te ajudar. Não os conheço pessoalmente, mas sei que são desenhistas concursados!
    E se quiser passar uma semana ou duas em meu atelier de Brumadinho posso te ensinar pois promovo cursos intensivos por aqui. Nesse blog também há muitas informações que podem te ajudar!
    Abra a aba das aulas.

    Abraço,
    Rosa Alves

    Curtir

  6. Boa noite. Sou médico em Uberlandia-MG. Temho muito interesse em fazer o curso. Vcs conhecem alguem em Uberlandia e região que possa me auxiliar?

    Curtir

  7. Bom dia, César.
    O curso que ofereço em Brumadinho é intensivo de uma semana.
    Não conheço pessoa que ofereça algo similar em Uberlândia.
    Ainda temos vagas para janeiro e fevereiro de 2017.
    Se te interessar é só escrever para
    rosalvesp@gmail.com
    e marcar uma data.
    Cordialmente,
    Rosa Alves Pereira
    Mestre em Ilustração Científica

    Curtir

    1. Boa tarde, Cinthia.
      Agradecemos seu contato e sua apreciação do nosso blog.
      Sim, há vários profissionais conceituados em São Paulo que oferecem cursos. Sugiro dar uma olhada na página do Núcleo de Ilustração Científica do IB da USP (http://www.ib.usp.br/nic/?page_id=17). Leandro Lopes também vai dar um curso sobre cores em guache ou aquarela em São Paulo no mês de março (https://leandrolopesilustracoes.wordpress.com/intensivo-sao-paulo-cores-fev-2017/).
      Agora, se você quiser vir para as montanhas das Gerais, por aqui temos boas opções também. Além das oficinas que são oferecidas regularmente no mês de julho na UFMG (acompanhe oferta e inscrição neste site: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/), a Prof. Rosa Pereira abriu seu ateliê em Brumadinho, em frente ao deslumbrante museu do Inhotim. No seu espaço, ela oferece cursos intensivos de curta duração sobre as técnicas e/ou temas que a pessoa precisar e pode hospedar até 3 alunos. Se quiser mais detalhes, escreva para ela: rosalvesp@gmail.com.
      Espero ter ajudado.
      Abraços e um ótimo 2017.
      Juliana Botelho

      Curtir

  8. Parabéns pelo trabalho Profª Rosa. Vi que terá um workshop em Niterói em Setembro. Tem previsão de quando ocorrerá um em São Paulo?
    Obrigada
    Viviane

    Curtir

  9. Primeiramente bom dia!
    Gostei muito do material informativo expressado neste blog, sou estudante de biologia e desenho desde criança, me dou bem em ilustrações cientificas dos quais me ajudam em trabalhos e etc..
    Atualmente os professores me convidaram para diversos projetos, mas sinto ainda que meu conhecimento a respeito de técnicas aplicadas são poucos, gostaria muito de me aperfeiçoar.
    Gostaria de saber se há uma pós-graduação na área.
    Obrigado.

    Curtir

  10. Ficamos felizes em saber de seu interesse pela ilustração científica.
    No Brasil ainda nao há pós-graduação nessa área, mas na Universidade de Aveiro (Portugal) há um curso de mestrado que ensina o passo a passo da ilustração biológica. Vale a pena atravessar o Atlântico!
    Abraços

    Curtir

  11. Workshop de Ilustração Científica Biológica – UFMG 2017

    Estão abertas, até o dia 10 de julho de 2017, as inscrições para o Workshop de Ilustração Científica Biológica, promovido pelo Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG.

    O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de julho, tem como objetivos apresentar e discutir a história e os principais temas da ilustração científica biológica e realizar oficinas de técnicas de desenho básicas utilizadas na ilustração botânica e zoológica.

    Para mais informações e inscrições, visite a página do workshop no site da FUNDEP:
    http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=7857

    Curtir

  12. Boa tarde, Rosa! Sou irmão da Cristina Mereu amiga da Ciça e gostaria de fazer o curso de extensão, mas vi agora que as inscrições estão encerradas. Alguma chance de fazer esse ou fica para o próximo?

    Curtir

    1. Boa noite !
      Sou Túlio, tenho muito interesse em participar deste curso de extensão em Ilustração Científica, a Mestre Rosa Alves foi em minha faculdade participar de uma roda de conversa sobre ilustração científica com os alunos de ciências biológicas, e eu que sempre desenhei me interessei muito por essa área, esse ano não poderei participar do evento, mas queria saber como faço para participar ano que vem, e se este curso de extensão também se realizará ano que vem. Desde já agradeço.
      Aguardo retorno.

      Curtir

      1. Bom dia, Túlio. A profª Rosa Alves não está mais ministrando os cursos de extensão da UFMG, mas eles continuam sendo oferecidos (geralmente) no mês de julho. Costumamos uma chamada na seção “Eventos” sempre que as matrículas são abertas. Fique de olho, ativando as notificações de publicação deste site. Abraços!

        Curtir

  13. Boa noite, Rosa! Sou professor de Biologia e me interesso pela ilustração científica. Inclusive leciono para um garoto que tem aptidão para o desenho. Gostaria de saber se há possibilidade e como posso adquirir o livro Abc desenho.

    Curtir

  14. Olá Bruno,
    Boa noite!
    Esse caderno ABCDesenho teve o seu conteúdo anexado ao livro “Ilustração Zoológica”, que é bem mais completo que essa publicação original, que está com o a edição praticamente esgotada.
    Se estiver interessado no livro, poderá adquiri-lo depositando R$80,00 no Banco do Brasil
    Agência 3610-2
    Conta 408019-X
    E depois envie-me um email para
    rosalvesp@gmail com o recibo de depósito e o seu endereço completo.
    O valor de 80 reais já inclui o frete para qualquer lugar do Brasil, ok?
    Agradeço seu interesse e espero que o livro seja útil para suas aulas de Biologia.
    Atenciosamente,
    Rosa Alves

    Curtir

  15. Boa tarde!

    Excelente site.
    Sempre passo por aqui.
    Estão de parabéns.

    Pretendo fazer cursos de Ilustração Científica.
    E acredito também que um curso de pós-graduação
    nesta área será bom profissionalmente.

    Quando haver curso de Pós-Graduação em Ilustração Científica?

    Atenciosamente,
    Elton.

    Curtir

    1. Boa tarde, Elton.
      Agradecemos sua visita e a avaliação positiva que vc faz desse blog. A profª Rosa Pereira respondeu a essa pergunta sobre a existência de pós-graduação em ilustração científica há um tempinho e vou reproduzir aqui o que ela disse: 1) infelizmente ainda não há pós-graduações nessa área no Brasil (a UNB e a UFMG chegaram a cogitar essa possibilidade, mas isso foi antes dos cortes de verbas nas universidades federais); 2) por outro lado, se vc tiver disposição de cruzar o Atlântico, a Universidade de Aveiro (Portugal), tem cursos de especialização, mestrado e doutorado em Ilustração Científica Biológica. Confira o site da instituição: http://www.ilustracao-cientifica-uaveiro.com/curso-de-formao.
      No mais, a UFMG continua oferecendo oficinas de extensão em ilustração científica biológica em caráter anual. A descrição e inscrição para esses cursos ficam disponíveis na página da Fundep: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=7857.
      Boa sorte na sua busca!
      Juliana Botelho

      Curtir

      1. Boa tarde.

        Pena não haver pós-graduação nessa área aqui no Brasil.
        Por enquanto não tenho possibilidade de atravessar o Atlântico.
        Continuarei visitando/admirando este site; e em breve pretendo
        fazer os cursos aqui anunciados.

        Obrigado,
        Atenciosamente,
        Elton.

        Curtir

  16. Boa noite,
    Estou a procura de um curso de desenho científico porém especificamente para a área de entomologia. Existe a possibilidade de fazer isso? Se sim recomenda algum profissional específico?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Olá Fabiana,
      Anualmente oferecemos curso de ilustração científica na UFMG no mês de julho.
      Nos outros meses eu ofereço o curso em meu Atelier, em Brumadinho – MG.
      O Atelier tem acomodações para hospedagem e ele pode ser agendado através desse link:
      https://www.airbnb.com.br/rooms/17340372
      No valor da hospedagem já está incluido o curso.
      O período mínimo é de uma semana, com direito a visitar o Inhotim na quarta-feira!
      É só conferir no calendário a disponibilidade e escolher a data que melhor lhe convier, ok?
      As técnicas e os temas podem ser escolhidos pelos alunos, que nesse caso se configura aula particular!
      Atenciosamente,
      Rosa Alves

      Curtir

  17. Boa noite,
    Gostaria de saber quando será o próximo curso intensivo da prof. Rosa, pois não conseguirei fazer o curso da UFMG e tenho muito interesse em fazer Ilustração Botânica.
    Obrigada.

    Curtir

    1. Boa noite, Vânia. Com relação aos cursos de ilustração científica biológica na UFMG, vale a pena conferir de tempos em tempos a aba “Eventos” deste blog. Sempre que algum curso é oferecido pela Profª Rosa, nós anunciamos por lá. Em geral, as oficinas ministradas por ela e pela ilustradora Enaile Siffert acontecem no mês de julho. A outra possibilidade é você buscar um curso privado diretamente com a professora Rosa (rosalvesp@gmail.com). Ela pode te oferecer um curso sobre uma temática específica e, ainda por cima, oferecer hospedagem em Brumadinho, nas proximidades do Museu Nhotim.
      Abraços e boa sorte no seu curso!
      Juliana Botelho

      Curtir

  18. Pessoal,
    É indispensável conhecer o conteúdo da Carta de Bogotá escrita no Primeiro Encontro Colombiano de Ilustração científica:
    https://drive.google.com/file/d/1TchbqA6c0r3NAaEFN7mGCzI0ZvLxVRIT/view
    É o primeiro documento da Rede Latinoamericana de Ilustração científica e servirá para nortear os próximos trabalhos.
    Sugiro a leitura e a reflexão.
    Abraços,
    Rosa Maria Alves Pereira
    Representante do Brasil no evento

    Curtir

    1. Boa noite, Camila. Os cursos são geralmente oferecidos no mês de julho. Os cursos costumam durar de 1 a 2 semanas, dependendo da configuração adotada naquele ano. De qualquer forma, a partir de abril, postamos o link para inscrição aqui no blog. Fique de olho. Abraços!

      Curtir

  19. Boa Tarde! Sou Arqueóloga e tenho interesse em investir na ilustração científica. Gostaria de fazer o curso “Turma 2”, ofertado no site: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=8945 No entanto, não possuo experiência em desenho. Há mais de 10 anos, realizei um curso intensivo para a prova de habilidades específicas das Artes Visuais, por motivos pessoais não disputei a vaga e, também, não pratiquei o mínimo que aprendi, desde então. Lembro de poucas noções de sombra, perspectiva e observação, mas tenho receio de não conseguir reproduzir durante as aulas. Caso não for possível participar esse ano, vocês teriam indicações de cursos presenciais para noção inicial/básica de desenho? Agradeço desde já pela atenção 🙂

    Curtir

    1. Bom dia, Érika. Os cursos de extensão em Ilustração Científica são para iniciantes mesmo e não possuem pré-requisitos. Assim que as inscrições para o próximo curso estiverem liberadas, postaremos o link de acesso na seção de “eventos” daqui do blog. Abraços e uma ótima semana para vc.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário